quarta-feira, junho 29, 2005

Os Santos Populares

Como já é sabido, os Santos Populares são bastante louvados pela população mais idosa. Assim, a época dos Santos Populares foi festejada nas Instalações da Santa Casa. As festividades foram celebradas em dois dias.

No dia 24, dia de S. João e com o lar decorado a preceito com balões e banderinhas, os idosos tiveram um dia diferente do habitual. A manhã foi dedicada aos últimos preparativos. Já o almoço foi bem diferente. Sardinhas como manda a tradição. Uma delícia para os nossos idosos.
Durante a tarde, no pátio do Lar, houve marchas populares, bailarico, muita música e todo o tipo de animação própria do evento. A alegria era visível e todos se divertiram. À hora do lanche, um pequeno doce estava reservado. Depois de tanta festa, soube bem comer umas rabanadas.

No dia 29, dia de S. Pedro, alguns idosos deslocaram-se a Pardilhó, afim de assistirem aos festejos em honra do Santo. Depois da missa, todos acompanharam a procissão.

É importante para o Idoso continuar a celebrar os Santos Populares. A alegria, a música, a cor, o movimento são elementos essenciais para que este se sinta novo.