terça-feira, junho 14, 2005

O Serviço de Apoio Domiciliário

Uma das valências da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa é o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). Este serviço permite a permanência dos Idosos nos seus domicílios, tendo o apoio diário das Ajudantes Familiares.
O SAD tenta combater o isolamento dos Idosos. Porque há ainda muitos idosos sem qualquer tipo de apoio. Porque a família não está presente. Porque não tem quem cuide deles. Porque estão simplesmente sós.
Assim, as Ajudantes Familiares do SAD deslocam-se 7 dias por semana à casa do Idoso para tratar da higiene pessoal, da alimentação e da higiene habitacional. Estas Ajudantes acabam por fazer parte do dia-a-dia do Idoso e, consequentemente, da família deste mesmo.
No entanto, o SAD tem uma vertente muito especial, talvez a mais importante de todas: o convívio com o Idoso. Mais que a higiene ou a alimentação, o Idoso dá muito importância ao diálogo que se estabelece com ele. Por vezes, basta só um "Bom Dia" ou até mesmo um sorriso para se sentir um pouco mais feliz. Para quem vive sozinho, sem ninguém para lhe fazer companhia, estes pequenos gestos que se fazem, mesmo que inconscientemente, são um mimo para eles.
As Ajudantes Familiares acabam por ser uma espécie de amigo/psicólogo. O Idoso tem a necessidade de falar, de olhar, de sorrir, de estabelecer contacto com pessoas. Mesmo que seja por 15 minutos. O seu dia correrá bem melhor.
Porque amanhã seremos nós a precisar de apoio.

1 Comments:

At 1:52 da tarde, Blogger João Cruz said...

Das muitas novas valências que a Santa Casa hoje desenvolve, o SAD é um exemplo extremamente importante sobretudo pelo facto de conseguir manter o idoso no meio que lhe é familiar, não o deixando abandonado "à sua sorte". Apoiar o crescimento desta função social é uma obrigação de todos nós.

 

Enviar um comentário

<< Home