segunda-feira, junho 06, 2005

Ser Idoso

Ser idoso, nos dias de hoje, não é tarefa fácil. Com o avançar da idade, uma pessoa fica mais fragilizada. É o coração que vai ficando mais fraco, são os ossos que se vão debilitando, é a coluna, as articulações, as pernas. É o cheiro característico da idade, é a falta de dentes, são as rugas e os cabelos brancos. Enfim, um sem fim de problemas.
E não é só a saúde. Creio que o maior problema existente na vida do Idoso é a rejeição da sociedade perante este. Tudo isso porque já é velho, já não é considerado um elemento activo, e dá trabalho aos filhos ou a quem está responsável por ele. É considerado um empecilho porque volta a ser uma criança e a ser dependente de alguém para (sobre)viver.
No entanto, nós temos muito que aprender com eles. São uma fonte inesgotável de sabedoria. Já viveram muito e passaram por muitas mais coisas que nós, mais novos, nem imaginamos. Muitos dos idosos que conhecemos andaram na guerra, seja ela qual for, outros viveram sob a ditadura, outros viveram sem "ponta" de electricidade, outros sem água canalizada.
Apesar da idade, a maioria soube adaptar-se às "modernices" da nossa sociedade consumista. Talvez nós não conseguíssemos tal proeza. Quem seria capaz de, actualmente, trabalhar de sol a sol nas terras de cultivo? Ou então acordar de madrugada para tratar dos animais? Quem nunca ouviu os avós a falar desses "maravilhosos" tempos? Quem nunca ouviu dizer: "No meu tempo é que era"?
Um Idoso de 80 anos é uma pessoa com 80 anos de experiências, de vivências, de sabedoria e de muitas histórias para contar. Só que, muitas vezes, nós, idosos de amanhã, não temos nem tempo nem vontade para ouvir as histórias dos nossos avós.
Nunca nos podemos esquecer que cada cabelo branco, cada ruga tem uma história fantástica para contar.